O centenário Rubro Negro da Gonçalves Chaves, O Clube Diamantinos, um dos mais tradicionais clubes sociais do interior do Estado do Rio Grande do Sul, mantem sua tradição, com medidas inovativas, continua sendo um dos únicos clubes do estado, a continuarem a manter a tradição dos Bailes de Debutante.
Em dois dias de festa, gala, beleza e inovação, as debutantes pelotenses desfilaram nos salões do moderno Clube Diamantinos, que embora centenário, encontra-se totalmente moderno e remodelado.
Na Primeira Noite, Laura Correa Tillmann, entregou a coroa de Rainha para sua sucessora Manuela Beitia Kraemer de Moraes. Julie Schulz Milech, assumiu o tradicionalíssimo título de Rosa Diamantina. Prestigiaram a noite, os presidentes dos demais clubes sociais de Pelotas, acompanhados de suas Rainhas, Princesinhas e Duquesinhas. O Presidente Delorges Antonio Horta Duarte, ainda recebeu as demais debutantes de 2023, Laura Machado Carriconde, Gisele Bialva da Costa, Ana Luiza de Carvalho Dettmann, Juliana Ribeiro Xavier, Júlia Koloszuk Soares Maciel e Manuela Beitia Kraemer de Moraes.
Na tarde de Domingo, a festa de gala foi com a titulação infantil, sendo Reconduzida ao título de Duquesinha Anna Corrêa Tillmann e da Rosinha Diamantina Louise Gonçalves Barz, prestigiada pelas cortes infantis dos clubes coirmãos.
O clube Diamantinos, com seu espírito inovador, busca incansavelmente, manter a tradição do clube, inovando, sem deixar de lado a tradição. Nossos cumprimentos a toda diretoria, que fazem do Clube Diamantinos, o clube de ontem, hoje e sempre.